COMO LIDAR COM CONFLITOS NO TRABALHO
- Rochelle Jelinek
- 20 de out. de 2021
- 3 min de leitura

Mais cedo ou mais tarde, quase todos nos encontraremos tentando lidar com conflitos no trabalho. Podemos ter dificuldade em lidar com situações de alta pressão, com pessoas difíceis ou com quem temos pouco em comum.
Precisamos de um conjunto especial de estratégias para acalmar os ânimos, restaurar a ordem e atender os interesses de cada lado. E não é fácil, considerando especialmente que em muitos locais pessoas com personalidades e perfis diferentes (ou muito iguais) precisam conviver. Algumas formas que podem auxiliar a gerir esses conflitos e negociar soluções:
1. Implementar sistemas formais de resolução de conflitos
O conflito no local de trabalho geralmente surge quando as pessoas não se sentem ouvidas, tem suas opiniões ignoradas ou não se sentem valorizadas, o ressentimento, a raiva e outras emoções negativas vão piorando. Um desprezo acidental pode levar a uma disputa completa se as partes envolvidas não abordarem explicitamente o problema e criarem um "processo" ou "plano de ação" para gerenciar a situação.
Via de regra, esses conflitos costumam ser gerenciados com uma questão de cada vez. Mas essa é uma abordagem ineficiente e cara.
Nos últimos anos, as organizações que buscam determinar como gerenciar conflitos no trabalho têm reconhecido cada vez mais os benefícios de colocar em prática um sistema formalizado para lidar com conflitos no local de trabalho.
Estudos da Harvard Law School recomendam que as organizações tenham um programa de diagnosticar, projetar, implementar e avaliar um método eficaz de resolução de conflitos. Aqueles com experiência básica em processos de resolução de disputas, como negociação, mediação e arbitragem, devem ser capazes de ajudar uma organização a estabelecer um processo de resolução de conflitos. Configurar um sistema organizacional com esse programa pode ser um processo complexo, mas promoverá um meio mais eficiente de gerenciar conflitos no local de trabalho do que uma abordagem caso a caso que só apaga fogueiras mas as causas permanecem.
2. Promover um feedback melhor
O conflito no local de trabalho geralmente surge porque os colegas, chefes, funcionários, colaboradores de trabalho têm dificuldade em dar um feedback eficaz uns aos outros. Quando deixamos de mostrar às pessoas o que nos deixa desconfortáveis e como podemos melhorar, nossa frustração aumenta à medida que os erros aumentam. Da mesma forma, se dermos feedback não construtivo - feedback que é vago, muito negativo ou muito pessoal - podemos criar conflitos destrutivos.
Precisamos aprender a dar feedback mais eficaz e ensinar outras pessoas em nossa organização a fornecer feedback significativo e útil também. As pessoas que fornecem um bom feedback fazem perguntas, permanecem positivas, fornecem detalhes e descrevem como a situação as faz sentir, ao invés de só imputar aos outros. Os líderes também precisam tornar mais fácil para as pessoas expressarem suas preocupações.
3. Concentrar no problema, não nas pessoas
Ao decidir como gerenciar o conflito no trabalho, tente focar no problema e não nas personalidades envolvidas. Como o conflito tende a promover competição e antagonismo, você deve se esforçar para enquadrar a situação sob uma luz positiva. Por exemplo, concentre-se nos benefícios potenciais para a organização se você for capaz de resolver o conflito no local de trabalho, em vez de nos aspectos negativos potenciais se tiver dificuldade em fazer isso.
Além disso, ao lidar com conflitos no trabalho, lembre-se de que as pessoas tendem a ver os conflitos de maneira bastante diferente, com base em sua perspectiva individual. Nossas percepções do que deu errado tendem a ser egoístas. Com cada pessoa acreditando que está "certa" e a outra pessoa "errada", não é de se admirar que os conflitos muitas vezes aumentem nas organizações.
Por esse motivo, é crucial começar esforços de resolução de conflitos no local de trabalho adotando uma abordagem conjunta de resolução dos problemas. Fazer perguntas abertas e testar suposições. Certificar-se de que cada pessoa tenha tempo suficiente para expressar seus pontos de vista sem interrupção. Fazer iteração e parafraseamento para mostrar que compreendeu o que o outro disse e recontextualizar de uma forma positiva.
Ao descobrir como gerenciar o conflito no trabalho, precisamos nos lembrar da importância de explorar os interesses mais profundos subjacentes às posições externadas pelos envolvidos. Quando se escuta com atenção, percorre-se o caminho para construir confiança e resolver situações difíceis. O problema é que a maioria das pessoas só fala e sustenta o seu ponto de vista; poucos estão dispostos a realmente a perguntar, se interessar e ouvir.
Comments